sexta-feira, 16 de julho de 2010

REEDUCAÇÃO ALIMENTAR

Tanto fala-se neste termo, mas afinal, o que é Reeducação Alimentar?

É um processo que consiste em Orientações Nutricionais e dietas específicas, que visam modificar os hábitos alimentares inadequados do indivíduo. É um processo lento, mas duradouro onde o objetivo não é eliminar nenhum alimento, e sim, limitar o seu consumo quando necessário. A importância deste método, baseia-se no fato de se formar indivíduos capazes de entender o que é uma Alimentação Saudável, tornando-se assim, independentes de fórmulas de emagrecimento e dietas rigorosas.

Lembre-se :
Embora o estado de saúde possa variar de acordo com as características hereditárias, viver mais e melhor depende muito da alimentação. Uma dieta saudável e equilibrada precisa fornecer as quantidades necessárias de nutrientes, já que tanto a falta como o excesso dos mesmos, podem prejudicar o bom funcionamento do organismo!

'' Se você passou mais tempo na terra, volte e agradeça ao seu nutricionista!''


segunda-feira, 28 de junho de 2010

NUTRIENTES AUXILIARES DO SISTEMA IMUNOLÓGICO

Com a chegada do inverno aumentam as preocupações com as gripes, resfriados e outras doenças típicas dessa época do ano. Uma alimentação saudável e balanceada é imprescindível para fortalecer nosso sistema imunológico, aumentando as defesas do nosso organismo. Um indivíduo bem nutrido, que se alimenta de frutas, verduras, legumes e grãos está muito mais bem preparado para enfrentar gripes, infecções e outras doenças do que um indivíduo mal nutrido, cujo cardápio é rico em alimentos gordurosos, processados e com excesso de açúcar. Isto porque as vitaminas e minerais que potencializam as nossas defesas orgânicas estão presentes em grande quantidade nas frutas, grãos e hortaliças em geral. As principais vitaminas e minerais que atuam fortalecendo nosso sistema imunológico são as vitaminas A, C, E e ácido fólico e os minerais zinco e selênio. Abaixo uma lista dos alimentos onde você pode encontrar esses nutrientes:

Vitamina Acenoura, couve, abóbora, abacate, fígado, batata doce, damasco seco, brócolis, melão, beterraba, escarola.





Vitamina C: acerola, frutas cítricas (limão, laranja, lima),abacaxi, kiwi, caju, tomate, vegetais folhosos crus, alho, cebola, morango, repolho, pimentão verde. Lembre-se que a vitamina C é facilmente destruída pela luz e pelo calor. Um suco de laranja, por exemplo, deve ser consumido imediatamente após preparo para que não haja grande perda da vitamina C.


Vitamina Egérmen de trigo (ou grãos germinados), milho, nozes, amendoim, gema de ovo, sementes, óleo de oliva, amêndoas, avelãs, couve, abacate, damasco, carnes magras, laticínios, alface, espinafre, aspargo e outras folhas, óleos vegetais (de milho, girassol, soja e semente de algodão) e derivados (como a margarina). Cereais integrais e nozes são as melhores fontes de vitamina E.

Ácido Fólicofígado, feijões e vegetais folhosos verde escuros (brócolis, couve, espinafre).

Zinco: ostras, carne vermelha, aves (parte escura), leite e derivados, castanha de cajú, amêndoas, amendoim, cereais integrais. As sementes de abóbora estão entre as fontes alimentares vegetais de zinco mais concentradas. 


Selênio: castanha do pará, salmão, arroz integral, frango, carne suína, carne bovina, farinha integral, leite.



terça-feira, 8 de junho de 2010

DIA DOS NAMORADOS

Você já deve ter ouvido falar que o amor pode ser conquistado pelo estômago, e como o Dia dos Namorados está quase aí, que tal surpreender quem você ama preparando um delicioso jantar romântico? Afinal não há quem resista aquela comidinha feita com amor! Aqui vão algumas receitas fáceis de fazer, saudáveis e deliciosas para você montar um jantar dos deuses. Bom apetite!


Prato principal:


Filé de peixe ao molho rosé


Ingredientes:
-2 filés de pescada ou linguado temperados com alho, limão, sal e pimenta do reino 
-1 xícara de molho de tomate ou 1 lata de molho de tomate pronto 
- 2 colheres de sopa de requeijão light 

Modo de preparo:
Num pirex de vidro, coloque os filés de peixe temperados, cobertos com o molho de tomate e as colheradas de requeijão. Tampe com papel alumínio e leve ao forno para assar. Quando os peixes já estiverem cozidos, tire o papel alumínio e deixe assar até secar a água e o molho ficar cremoso. 


Acompanhamentos: Arroz branco, Salada ao molho de tangerina*



Salada ao molho de tangerina

Ingredientes:
- 1 pé de alface americana picada
- 1 xícara de abacaxi picado
- 1 vidro de palmito picado
- 2 xícaras de melão em cubos
- 1 xícara de nozes picadas
- 400 g de chester defumado em cubos
- 4 kiwis cortados em fatias

Molho de tangerina:
- 1 lata de creme de leite ligth (sem soro)
- 1 xícara de suco de tangerina diet
- 1 colher de sopa de molho inglês ou shoyo
- 1 colher de sopa de mostarda
Pimenta a gosto

Modo de Preparo: Misture tudo e sirva sobre a salada

Sobremesa:

Salada de frutas


Ingredientes:

-Bananas
-Maçãs
-Mamão
-Laranjas
-Melão
-Morangos
-Grãos de uva
-1 caixa de leite condensado

Modo de preparo: 
Picar todas as frutas, acrescentar meio copo de água mineral, e a lata de leite condensado e colocar para resfriar.


'' Ainda que falasse a língua dos homens e falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria...''

    terça-feira, 1 de junho de 2010

    QUINUA

    Hoje em dia ouvimos falar muito sobre a Quinua, mas afinal, o que é isso?

    A quinua é um grão que também pode ser encontrado na forma de farinha e farelo. É muito rica em proteína e tem valor nutritivo altíssimo. As sementes podem ter o dobro da quantidade de proteínas da maioria dos vegetais, com melhor qualidade! 
    Apesar de altamente protéica, não possui glúten, sendo ótima para substituir o trigo em pães, macarrão, biscoitos e farinhas, e uma ótima opção para os celíacos. Também é rica em lisina, aminoácido que ajuda a fortalecer a imunidade e melhora a memória.
    Para os dias frios nada melhor que um sopa, então segue abaixo uma receita que utiliza esse maravilhoso grão como ingrediente principal:



    SOPA DE QUINUA
    Ingredientes: 
    -200g de cenoura cortada em cubos pequenos
    -200g de abóbora cortada em cubos pequenos
    -100g de salsão cortado em tiras finas
    -1 peito de frango cortado em tiras finas
    -1 colher (sopa) de azeite
    -1 colher (café) de gengibre cortado em tiras finas
    -2 colheres (sopa) de salsa picada 
    -2 cubos de caldo de galinha dissolvidos em 1e½ litro de água

    Para a quinua 
    -100g de quinua 
    -250ml de caldo de galinha (já dissolvido)
    -1 cebola
    -1 cravo da índia

    Modo de preparo: Em uma panela coloque o azeite, o frango, a cenoura em cubos e deixe dourar. Se for necessário, vá pingando caldo de galinha para não grudar na panela. Coloque o restante do caldo de galinha e deixe cozinhar por 15 minutos.
    Acrescente a abóbora, espere cozinhar até a abóbora ficar macia, e coloque o salsão e o açafrão. Cozinhe a quinua com a cebola inteira, o cravo e o caldo de galinha (250 ml). Em seguida, acrescente a quinua à sopa com o gengibre e por fim a salsa.







    terça-feira, 11 de maio de 2010

    TROCAS QUE VALEM A PENA



     Pão francês por integral Eis uma forma de começar o dia protegendo as artérias. A massa integral presenteia o organismo com boas doses de fibras. Esse ingrediente serve de alimento a bactérias aliadas que moram no intestino. Bem nutridas, algumas delas fabricam mais propionato, uma substância que tem tudo a ver com os níveis de gordura na circulação. Ao chegar ao fígado, ela diminui a produção de colesterol, com isso, cai também a quantidade dessa partícula no sangue.


     Leite integral por desnatado Esse esquema garante a entrada do cálcio, tão caro aos ossos, sem um bando de penetras gordurosos. A bebida desnatada tem o mesmo teor do mineral, com a vantagem de ostentar menos ácidos graxos saturados. O excesso desse tipo de gordura eleva os níveis de LDL, a fração ruim do colesterol, isso porque reduz o número de receptores que captam LDL nas células. Se esse mecanismo não funciona direito, o colesterol vaga no sangue, pronto para se depositar na parede das artérias.



     Óleo de soja e outros por azeite O ganho dessa troca vem da combinação entre gorduras benéficas e antioxidantes que povoam o óleo de oliva. Uma de suas vantagens é fornecer doses generosas de ácidos graxos monoinsaturados, os quais não aumentam os níveis de LDL e ainda ajudam a erguer um pouco as taxas de HDL, o colesterol bom. Além disso, os compostos fenólicos do azeite evitam a oxidação do colesterol, fenômeno que propicia a formação das placas.



     Pizza de mussarela pelas de vegetais A ideia pode não agradar aos fãs mais puristas das pizzarias, mas presta um enorme serviço aos vasos sanguíneos. Deixar camadas e mais camadas de queijo de lado de vez em quando significa podar gordura saturada do cardápio. Como você viu, ela protagoniza o disparo do LDL, o tipo perigoso do colesterol. Substituir a mussarela ou a quatro queijos pelas redondas cobertas de vegetais é uma saída para degustar pizzas sem receio. Opções não faltam — vale pizza de escarola, de rúcula, de brócolis e até de abobrinha. E elas oferecem um bônus: pitadas de fibras e antioxidantes.



     Cereais açucarados por aveia A aveia tem fama de ser um dos cereais mais nutritivos do planeta. Por isso merece um espaço logo no café da manhã — seja na forma de flocos, seja no mingau. Um estudo da Universidade Federal de Santa Catarina comprova, mais uma vez, sua capacidade de cortar a gordura que sobra no sangue. A aveia é rica em betaglucanas, fibras fermentadas no intestino e capazes de regular a síntese de colesterol.



     Picanha por lombo O porco não é mais gordo que o boi nem o boi é mais gordo que o porco. Tudo é uma questão de corte. Há peças bovinas com menos gordura saturada, caso da alcatra e do filé mignon, e há aquelas parrudas, como a picanha e o cupim. O mesmo raciocínio se aplica à carne suína: o lombo é mais magro que o pernil. Mas saiba que há medidas para retalhar o possível malefício de qualquer corte rechonchudo. Limpe a peça antes de cozinhá-la, retirando toda gordura aparente, até porque, apesar de a gente não ver, altas doses do nutriente já estão emaranhadas na carne. 



    Manteiga por margarina Elas mantêm uma rivalidade histórica e ainda suscitam debates entre os experts. No duelo em prol de artérias saudáveis, porém, a margarina leva certa vantagem, porque não conta com a famigerada gordura de origem animal e o colesterol. Nos últimos anos, a indústria tem acrescentado componentes à sua fórmula para torná-la mais benéfica. Entre eles, destaque para os fitosteróis, que facilitam a expulsão do colesterol pelas fezes.Os produtos enriquecidos com essa substância são indicados a quem já tem colesterol alto.



    Suco de laranja pelo de uva Essa é para matar a sede e resguardar o peito. É na casca da uva que está um parceiro do coração, o resveratrol. Ele atua na redução do colesterol e tem efeito antioxidante. Ao impedir que as partículas de LDL se oxidem, a substância evita indiretamente que elas grudem na parede do vaso. Ao contrário do que muita gente pensa, o resveratrol não é exclusivo do vinho. O suco de uva natural e feito na hora (com casca, por favor!) também o disponibiliza ao organismo



    Cebola branca por cebola roxa Essa troca pode ser estendida à alface e ao repolho: prefira sempre o roxo. As hortaliças com essa cor abrigam um pigmento que aplaca o colesterol, a antocianina. Experimentos feitos em animais no nosso laboratório mostraram que ela reduz consideravelmente a concentração da gordura no sangue. A substância inibe uma enzima que participa da síntese de colesterol no fígado, além de aumentar sua eliminação do organismo.



    Chocolate ao leite pelo amargo O doce de cacau se notabilizou como um amigo do sistema circulatório. Mas não é todo chocolate que, de fato, prova sua amizade às nossas artérias. O tipo que merece respeito é o amargo. Ele possui menos gorduras saturadas que o branco e a versão ao leite, sem falar que fornece catequinas, substâncias que ajudam a sequestrar o LDL e impedir sua oxidação. Mas fique atento ao rótulo: amargo de verdade tem mais de 60% 




    Sal por ervas e alho Está em suas mãos uma maneira de preservar os vasos sem deixar a comida ficar insossa: em vez de exagerar no sal, ingrediente que patrocina a hipertensão, use a imaginação e as ervas aromáticas, além de alho. Ele tem compostos capazes de controlar o colesterol, e ervas como o orégano e o alecrim merecem ser convidadas à cozinha por causa do seu poder de fogo contra a oxidação, um fenômeno que, você já sabe, não poupa o LDL, tornando-o ainda mais danoso para as artérias. Mas essa ação pode minguar quando os ingredientes são expostos a temperaturas elevadas. Procure nos minutos finais do cozimento.



    Frango com pele pelo frango sem pele Muita gente pensa que basta despir uma coxa de frango assada no prato para se livrar de um boom de colesterol. Ledo engano. Retirar a pele é, sim, fundamental, mas isso deve ser feito antes de levar a carne ao fogo. Quando submetidos ao calor, a gordura saturada e o colesterol da pele conseguem se dissolver e penetrar na carne, aí, será tarde…




    Pipoca de micro-ondas pela de panela Faz toda a diferença investir um tempo a mais para estourar o milho no fogão. É uma forma de controlar a quantidade de gordura no preparo, porque no produto de micro-ondas ela já é fixa. A versão que ganha na praticidade perde pontos porque carrega ácidos graxos saturados e trans. Na panela, dá para usar um óleo mais saudável, como o de canola  daí, você aproveita as fibras do milho, deixando seu colesterol em paz.



    Fonte:
    http://saude.abril.com.br/edicoes/0312/nutricao/vinte-trocas-inteligentes/passo20.shtml

    quarta-feira, 21 de abril de 2010

    ACNE E ALIMENTAÇÃO

       A relação da nutrição com a estética está mais do que comprovada, por isso homens e mulheres vem buscando na alimentação mais um aliado para ter uma boa aparência. Uma das maiores preocupações é o cuidado com a pele sendo a acne uma das grandes vilãs, a qual se não for tratada, pode deixar marcas irreversíveis na pele. 
       
      A acne é uma doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. Devido a isso, as lesões começam a surgir na puberdade, época em que estes hormônios começam a ser produzidos pelo organismo, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos.


    A doença não atinge apenas adolescentes, podendo persistir na idade adulta e, até mesmo, surgir nesta fase, quadro mais frequente em mulheres.


    As manifestações (cravos e espinhas) ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas.

    O quadro clínico pode ser dividido em quatro estágios:


    Acne Grau I: apenas cravos, sem lesões inflamatórias (espinhas).






    Acne Grau II: cravos e "espinhas" pequenas, como pequenas lesões inflamadas e pontos amarelos de pus (pústulas).





    Acne Grau III: cravos, "espinhas" pequenas e lesões maiores, mais profundas, dolorosas, avermelhadas e bem inflamadas (cistos).





    Acne Grau IV: cravos, "espinhas" pequenas e grandes lesões císticas, comunicantes (acne conglobata), com muita inflamação e aspecto desfigurante.



    A alimentação pode contribuir para uma melhora da acne em graus mais leves e também na prevenção delas através do consumo de alimentos ricos em vitaminas e minerais, além de adequada ingestão de água e líquidos diariamente.


    Se você sofre deste problema, ou quer evitar que as tão indesejáveis espinhas apareçam, comece os cuidados a partir da sua alimentação:



    PREFIRA:

    - Alimentos fonte de isoflavonas: farinha de soja, grão de soja e tofu (estrógeno reduz atividade das glândulas sebáceas);
    - Alimentos fonte de zinco: carnes, ovos, nozes, leite;
    - Alimentos fonte de Selênio: pão integral, aveia, castanha-de-cajú, camarão, (reduzem formação de radicais livres responsáveis pela inflamação da acne);
    - Outros Antioxidantes, Vit. C: laranja, acerola, Kiwi, goiaba, mamão, salsinha, pimentão verde;
    - Vit. E: Semente de girassol e oleaginosas;
    - Vit. A: Cenoura, abóbora, couve, espinafre;
    - Ac. Pantotênico (para adequado metabolismo dos ác. graxos impedindo a hipersecreção sebácea): Semente de girassol, cogumelos, salmão, fígado de galinha e farinha de soja;
    - Alimentos fonte de W-3 (antiinflamatório): peixes gordos (salmão, sardinha, atum) e folhosos verde-escuros;
    - Alimentos fonte de Monoinsaturados (antiinflamatório e Antioxidantes): Abacate, azeite de oliva extra-virgem, óleo de canola;
    - Em uso da droga isotretiona, fontes de cálcio: Leite e derivados, ovos, brócolis, couve-flor; vit. D: óleo de fígado de bacalhau, margarina, manteiga, peixes;
    - Sugestão de suco: 2 fatias de abacaxi, ½ pepino, ½  maçã sem semente (estimula secreções digestivas, fonte de antioxidantes);


    EVITE:

    - Alimentos alergênicos: Frutos do mar, chocolate, amendoim, castanhas, suínos e enlatados;
    - Frituras e alimentos muito gordurosos; salgadinhos, doces e etc
    - Em uso da droga Isotretiona (levam a dislipidemias): fonte de gordura saturada: leite integral, manteiga, embutidos, óleo de coco, bacon, carnes gordas e açúcares simples: bolos, doces, balas, refrescos, refrigerantes.








    sexta-feira, 9 de abril de 2010

    10 Mandamentos da Alimentação Saudável!

    O Ministério da Saúde elaborou os dez mandamentos da alimentação saudável , com as atitudes que devem ser seguidas no dia-a-dia para garantir uma alimentação em equilíbrio. Veja a seguir:


    • 1 - Comer frutas e verduras. Por serem alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras.
    • 2 - Para cada 2 colheres de arroz, comer 1 de feijão. Esses dois alimentos se complementam, principalmente no que diz respeito às proteínas (a proteína que falta em um, tem no outro e vice versa).O hábito bem brasileiro de comer o arroz com feijão tem sido bastante recomendado!
    • 3 - Evitar gorduras e frituras. Comer em excesso alimentos ricos em gorduras, pode provocar o aparecimento de doenças como a obesidade, doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes.
    • 4 - Usar 1 lata de óleo para cada 2 pessoas da casa por mês. Essa medida serve para a pessoa ter uma idéia da quantidade de óleo que deve ser usada no preparo dos alimentos. O importante é não correr o risco de usar óleo demais.
    • 5- Evitar longos períodos em jejum. O melhor é comer mais vezes por dia, mas em menores quantidades (aumentar a frequência e diminuir o volume). Quem fica muitas horas sem se alimentar acaba sentindo bastante fome e comendo exageradamente o mesmo acontece com quem não tem hora certa para comer ou pula uma das refeições.
    • 6 - Comer com calma e não na frente da TV. Quando a pessoa come com pressa, além de não saborear o alimento, demora mais tempo para ficar satisfeita e por isso come mais. É como se ela não desse tempo suficiente para o organismo perceber a quantidade de alimento ingerida. Comer e assistir à televisão ao mesmo tempo faz com que a pessoa se distraia e não controle a quantidade de alimentos que está consumindo. Além disso, as propagandas de produtos alimentícios despertam ainda mais o apetite e, por consequência, a gula.
    • 7 - Evitar doces e alimentos calóricos. É importante observar não só a quantidade, mas também a qualidade dos alimentos, pois muitos deles são pobres em nutrientes e ricos em calorias - em geral os doces e alimentos gordurosos. Comer exageradamente esses alimentos facilita o surgimento de doenças como a obesidade, diabetes e doenças do coração, entre outras.
    • 8 - Comer de tudo, mas caprichar nas verduras, legumes, frutas e cereais. Não é preciso cortar nenhum alimento da dieta. Basta prestar atenção nas quantidades e dar preferência aos alimentos ricos em nutrientes, ao invés de calorias. Importante ainda é não esquecer dos sagrados 8 copos de água por dia.
    • 9 e 10 - Atividade física: duração e frequência. O ideal é fazer um pouco de atividade física todos os dias. Você não precisa ficar várias horas se exercitando e suando sem parar. Pegar pesado é para atletas. Cada um deve procurar uma atividade que lhe agrade, convidar um amigo para se sentir incentivado e buscar a orientação de um professor de Educação Física. O que não pode é ficar parado!
    Fonte: Ministério da Saúde

    segunda-feira, 29 de março de 2010

    DICAS PARA NÃO ENGORDAR NA PÁSCOA

    A Páscoa está aí, e neste momento, o primeiro pensamento é “dar um tempo” na dieta e depois que acabarem os chocolates correr atrás do prejuízo. Será que é o melhor caminho a seguir?
    Com certeza não é. Se pensarmos assim não será possível evoluir no acompanhamento nutricional. Ou seja, o ano inteiro existem comemorações que atrapalham os objetivos do controle do peso. Somente nos últimos meses passamos por Natal, festa de Ano Novo, férias e Carnaval. Sempre aquela mesma desculpa: depois que passar eu volto a me cuidar. O problema é que assim os cuidados demoram a aparecer.  Após a Páscoa vem o inverno e só preocuparemos em seguir dieta firme quando chegar o verão.
    Decididamente este é um ciclo que deve ser cortado. Vamos aliar as datas comemorativas com a Reeducação Alimentar!
    Dicas:
    - Antes de chegar o feriado da Páscoa é interessante seguir uma alimentação saudável e equilibrada. Precisamos evitar o ganho de peso neste período. E se possível, eliminar umas graminhas também.
    - Quando for escolher o chocolate, prefira aqueles com mais de 70% de cacau, os os ''meio amergos''. Além de possuir uma quantidade menor de açúcar, o cacau tem funções antioxidantes que são importantes para manter a beleza da pele, limpeza do organismo e controle do colesterol ruim.
    - Divida o chocolate com familiares ou amigos, deixe de lado o ''egoísmo''.
    - Se você não se sentir muito contente em dividir o seu chocolate, faça o seguinte: fracione o consumo. Como assim? Sim, consuma em pequenas porções por dia. Tente consumir no máximo 30 a 40 gramas por dia (equivalente a 3 a 4 quadradinhos da barra comum).
    - Caso você dê uma pequena abusada no consumo do chocolate não tente compensar nas outras refeições ficando em jejum. Consuma refeições leves e ricas em vegetais e proteínas magras como o peito de frango e peixes.
    - Não substitua uma refeição por uma quantidade maior do chocolate. Não pense apenas em equilibrar calorias porque o seu corpo precisa de nutrientes. De nada adiantará, pois o excesso de açúcares e gorduras irá ser acumulado na forma de gordura, mesmo dentro da quantidade calórica calculada para a refeição.
    Com essas dicas será possível consumir os chocolates da Páscoa sem culpa!

                                                                 FELIZ PÁSCOA!!!!



     
    ©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios