Com a chegada do inverno aumentam as preocupações com as gripes, resfriados e outras doenças típicas dessa época do ano. Uma alimentação saudável e balanceada é imprescindível para fortalecer nosso sistema imunológico, aumentando as defesas do nosso organismo. Um indivíduo bem nutrido, que se alimenta de frutas, verduras, legumes e grãos está muito mais bem preparado para enfrentar gripes, infecções e outras doenças do que um indivíduo mal nutrido, cujo cardápio é rico em alimentos gordurosos, processados e com excesso de açúcar. Isto porque as vitaminas e minerais que potencializam as nossas defesas orgânicas estão presentes em grande quantidade nas frutas, grãos e hortaliças em geral. As principais vitaminas e minerais que atuam fortalecendo nosso sistema imunológico são as vitaminas A, C, E e ácido fólico e os minerais zinco e selênio. Abaixo uma lista dos alimentos onde você pode encontrar esses nutrientes:
Vitamina A: cenoura, couve, abóbora, abacate, fígado, batata doce, damasco seco, brócolis, melão, beterraba, escarola.
Vitamina C: acerola, frutas cítricas (limão, laranja, lima),abacaxi, kiwi, caju, tomate, vegetais folhosos crus, alho, cebola, morango, repolho, pimentão verde. Lembre-se que a vitamina C é facilmente destruída pela luz e pelo calor. Um suco de laranja, por exemplo, deve ser consumido imediatamente após preparo para que não haja grande perda da vitamina C.
Vitamina E: gérmen de trigo (ou grãos germinados), milho, nozes, amendoim, gema de ovo, sementes, óleo de oliva, amêndoas, avelãs, couve, abacate, damasco, carnes magras, laticínios, alface, espinafre, aspargo e outras folhas, óleos vegetais (de milho, girassol, soja e semente de algodão) e derivados (como a margarina). Cereais integrais e nozes são as melhores fontes de vitamina E.
Ácido Fólico: fígado, feijões e vegetais folhosos verde escuros (brócolis, couve, espinafre).
Zinco: ostras, carne vermelha, aves (parte escura), leite e derivados, castanha de cajú, amêndoas, amendoim, cereais integrais. As sementes de abóbora estão entre as fontes alimentares vegetais de zinco mais concentradas.
Selênio: castanha do pará, salmão, arroz integral, frango, carne suína, carne bovina, farinha integral, leite.